Advertisement

Responsive Advertisement

Cuide bem de seus clientes

Isso vale não só para os profissionais da área de vendas, mas para todos os que se preocupam com o sucesso na carreira e na vida

Você não percebe, mas está cercado de clientes por todos os lados. Mesmo que seu trabalho não tenha nada a ver com a área de vendas, você tem pelo menos quatro tipos de cliente que necessitam de sua atenção. Cuidar bem deles ajuda a melhorar sua carreira e até mesmo sua vida. Duvida? Então, descubra aqui de quem você não pode se esquecer:

cliente externo – é aquele que compra os produtos e serviços de sua empresa. Ou, para ir mais diretamente ao assunto: é quem paga seu salário. Se você parar para pensar, a roupa que você está usando, seu carro, sua casa, tudo o que tem, quem lhe deu? Os clientes. Se não fossem eles, não haveria empregos e muito menos salário. Mesmo que você não trabalhe diretamente com vendas, contribui para deixar mais satisfeitos os clientes da empresa. Isso acontece sempre que você faz um trabalho bem-feito.

cliente interno – o foco aqui é descobrir a que seu trabalho se destina. Seu chefe é um de seus principais clientes interno, seus subordinados também. Afinal, um bom trabalho do chefe melhora o trabalho de toda a equipe. Além disso, seus colegas de departamento, ou até mesmo um setor inteiro, também podem ser seus clientes internos. Analise o que você pode fazer para deixá-los sempre satisfeitos.

cliente vida – as pessoas que você ama também merecem ser tratadas como clientes. Pai, mãe, filho, marido, esposa, amigos, etc. aqueles mimos que sua empresa oferece aos clientes podem servir de inspiração para fazer você alcançar momentos de excelência em seus relacionamentos pessoais. Acaba de ser criada a expressão “Marketing familiar”, mas sempre com muita ética e seriedade.

cliente 2X+ - sabe quem é esse cliente? Você mesmo! Trate-se como um cliente especial, duas vezes mais importante, vip. Pratique esportes, cuide de sua qualidade de vida, tem um hobby. A maioria das pessoas esquece de si mesma. Todo mundo sabe que o corpo humano é como uma maquina, que precisa de boa alimentação, descanso e lazer, mas poucos tomam providências nesse sentido. Não se esqueça de que, se o seu corpo pifar, todos os seus outros clientes vão ficar na mão. Você, inclusive.

Por Paulo Araújo - é conferencista e autor de Motivação – Hoje e Sempre (editora Qualitymark)
Fonte da imagem: google imagens

Postar um comentário

0 Comentários